O encanto do ensaio newborn

Por Lizi Ricco

Quem não tem a impressão de que a fase de bebê passa muito rápido? Alguns bebês, principalmente no primeiro trimestre, crescem centímetro a centímetro com enorme regularidade, no entanto alguns parecem que crescem aos pulos. O ensaio newborn (recém-nascido, em português) propõe o registro dos primeiros dias de vida da criança para a eterna recordação desta linda fase de “bem-vindo ao mundo”. As feições e detalhes anatômicos da criança são destacados de forma sensível, natural e muito criativa neste tipo de fotografia.

newborn-01

Foto: Raquel Martins

O álbum newborn foi abraçado pelas famílias brasileiras há pouco tempo. A produção que por muitos profissionais do mundo todo é associada ao reconhecido trabalho da fotógrafa australiana Anne Geddes, que se caracteriza por incluir crianças em cenários lúdicos e temáticos com alta qualidade técnica, inspirou a qualificação de muitos fotógrafos no Brasil.

 

newborn-02

Foto: Raquel Martins

A fotógrafa Raquel Martins é uma das especialistas em ensaios newborn em Porto Alegre. Desde os 16 anos fotografando, formou-se em Design Visual pela UFRGS, realizou diversos cursos de capacitação e já acumula seis anos de experiência com fotografia infantil e três com produção newborn.

Nesta breve entrevista, a profissional explica como desenvolve o trabalho e dá algumas dicas para um ensaio perfeito. Confira:

Eléve: Qual é o melhor momento para realizar o ensaio newborn?

Raquel: O ideal é que o ensaio aconteça entre 6 a 15 dias de vida. Nesta fase o sono é mais profundo e o bebê ainda não tem cólicas e tem mais alongamento, permitindo fazer mais poses.

Eléve: Como são produzidas as fotos newborn?

Raquel: A maioria das fotos é feitas com o bebê dormindo, somente dessa forma é possível colocá-los nas poses especiais, sempre de acordo com a mobilidade de cada bebê. Eles também são ajeitados, sempre delicadamente, de forma que suas mãozinhas e pezinhos passem uma imagem de sossego, sono tranquilo e sereno.

Eléve: Por que é necessário que o bebê esteja dormindo?

Raquel: O bebê recém-nascido tem reflexos que fazem seus bracinhos e pernas abrirem, dificultando para posicioná-lo. Além disso, ele ainda não fixa o olhar, o que também limita as fotos.

Eléve: Quanto tempo dura a sessão de fotos?

Raquel: O ensaio leva  de 2 a 4 horas já que dependemos quase que exclusivamente do bebê, toda vez que ele acordar tem que dar de mamar e fazê-lo dormir de novo, por isso demora. É preciso ter calma e paciência.

Eléve: As fotos podem ser realizadas em casa e em estúdio?

Raquel: Podem ser feitas em casa, porém no estúdio temos o ambiente adequado com iluminação natural. É importante que o local tenha temperatura entre 27º a 30ºC, esteja limpo e higienizado.

Eléve: Quais são os principais cuidados?

Raquel: É preciso ter cuidado e conhecer a fisiologia do recém-nascido. Existem bebês que ficam incomodados com algumas posições, então prefiro não forçar. É importante pesquisar sobre o profissional que vai contratar para ter certeza que ele tem as qualificações necessárias.

Eléve: O ensaio pode ser realizado com a família?

Raquel: Sim e os maninhos são sempre bem-vindos, mas eles nem sempre aguentam todo este período de fotos e por isso o melhor é levá-los no início ou final da sessão.

Eléve: As mães podem escolher o número de fotos que vai compor o álbum?

Raquel: Trabalhamos com diversos pacotes, desde fotos em alta resolução até diversos tamanhos de álbuns. Cada álbum tem um número de fotos e as mães escolhem quais fotos vão querer, desenvolvemos o layout do álbum e ainda enviamos para o cliente para aprovação, deixando cada álbum totalmente personalizado.

Eléve: Além do álbum em que outros formatos as fotos podem ser entregues?

Raquel: Além do tradicional álbum o cliente ainda pode optar por fazer quadros, cartões de boas-vindas e mini álbuns para dar para os avós e padrinhos.

 

Raquel Martins assumiu a parte de fotografia infantil no Estúdio do pai Daniel Martins. Para quem quiser fazer uma visita e conhecer o trabalho, o estúdio fica na avenida Protásio Alves, 2025, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre.

Contatos: 51 3334 6000
raquel@danielmartins.com.br / www.danielmartins.com.br

Facebook https://www.facebook.com/danielmartinsestudio

newborn-03

Foto: Raquel Martins

Você também poderá gostar...