Outubro-2022 - Vale do Taquari/RS - Uma inovação pedagógica é o que a Tese de Doutorado em Ensino do nosso colunista Luís Felipe Pissaia propõe ao validar a utilização do Tasy, software da Philips no ensino e aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE para estudantes da área.
O processo de ensino e aprendizagem predispõem a ação de compartilhar e experienciar o conhecimento como uma forma de arte ligada à essência humana. O aprender é fundamentado em virtudes, conexões e principalmente pela curiosidade dos indivíduos sobre determinado tema ou área de conhecimento. Enquanto o ensinar é tido como um anseio em direcionar os grupos por meio de reflexões e construções de determinado conteúdo, fato que reforça a linha de qualificação das práticas acadêmicas e profissionais.
De fato, o ensino e a aprendizagem é fruto de diversos sujeitos e cenários que possibilitam a sua construção, dentre os quais se considera a utilização de ferramentas, como o software Tasy. O sistema fortalece a relação entre teoria e prática que é instrumentalizada por meio da utilização do Tasy, sistema de gestão integrada de serviços de saúde, que engloba o prontuário do paciente e a possibilidade de realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE.
Assim, sistemas informatizados auxiliam na construção de modelos de gestão eficazes e sustentáveis, além de possibilitar a experimentação dos estudantes da área da saúde que se encontra em processo de formação. O software é caracterizado pela Philips como um sistema informatizado de gestão em saúde que conecta todos os processos de trabalho que estruturam o serviço de saúde.
Na Tese, o ensino e a aprendizagem na área da enfermagem são beneficiados pelas ferramentas informatizadas, reforçando que as Instituições de Ensino Superior estão cada vez mais preocupadas com a formação acadêmica e, por esse motivo disponibilizam espaços de experimentação, como serviços-escola que abrigam o software. O uso de tecnologias propicia a compreensão de diversos processos de trabalho do enfermeiro, e no caso de utilização do software Tasy, os estudantes possuem contato com os conteúdos ensinados em sala de aula possibilitando a experimentação um novo formato de gestão informatizada do serviço de saúde, principalmente no que tange os processos de trabalho privativos do enfermeiro.
Com a pesquisa, foi possível validar o software Tasy como ferramenta de ensino e aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE para estudantes de enfermagem. Dessa forma, a utilização do Tasy para este fim, torna a inovação pedagógica como um ponta pé inicial para outras inserções do sistema em sala de aula com o propósito de qualificação da formação profissional.
A análise final indica a necessidade de reforçar o uso do Tasy nos currículos dos cursos de graduação em enfermagem, estimular a formação continuada e permanente dos docentes dos cursos da área, além de fomentar os serviços preceptores dos estudantes a utilizar o software. A Tese fomenta a inovação e a construção de conhecimento científico para a área da educação e da saúde, além de colocar em voga a utilização do Tasy em estudos inéditos em nível internacional, conferindo assim a referência do colunista no tema e o título de Doutor em Ensino, na área de Alfabetização Científica e Tecnológica e linha de pesquisa em Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino pela Universidade do Vale do Taquari – Univates.
Sobre: Enf. Me. Luís Felipe Pissaia - COREN/RS 498541
Mestre e Doutorando em Ensino
Especialista em Gestão e Auditoria em Serviços da Saúde
Docente Universidade do Vale do Taquari - Univates
Enfermeiro de Rel. Empresariais - Marketing e Relacionamento Unimed VTRP
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