Por Joseanne Araujo*
Você não precisa estar à frente de uma marca de luxo, mas pode se inspirar em estratégias de luxo e adaptar o seu produto ou serviço. Escrever com requinte, apresentar o seu produto com elegância, buscar colocar dentro das divulgações as melhores fotos, o melhor e mais adequado texto.
A sua marca não precisa ser de bolsas, perfumes, carros, iates, ela precisa ter um design incrível, uma cor muito bem escolhida, um sabor ou um aroma inesquecível. Seu segmento se torna algo de luxo quando você se preocupa em entregar algo raro, com sentimento, emoção e sensação. Direcionar a sua marca para o prazer, a recompensa, a realização, seja na entrega, na embalagem, no atendimento; detalhes é que irão caracterizar a sua marca utilizando conceitos de luxo.
Estudar e identificar grandes referências, aplicando no seu nicho, esta é uma excelente troca de experiências que grandes marcas podem te oferecer e você aproveitar e ajustar dentro da tua marca. Vamos há algumas sugestões que te convido a refletir e comparar com o hoje do seu negócio:
- Você se comunica diferente?
- O teu conteúdo é escrito com carinho?
- Nas publicações que você realiza, sejam em redes sociais ou materiais impressos, há um equilíbrio entre foto e texto?
- Sua marca desperta um desejo?
- Como é a entrega de seu produto ou serviço?
- Como é o relacionamento com o seu consumidor?
- Já pensou nos 4 Es? excelência, estética, experiência e ética?
Agora alguns exemplos reais que te apresento para sua avaliação:
Quando a marca é um produto:
1 - oferecer um produto com algum ingrediente diferenciado
2 - entregar o produto numa embalagem diferenciada, seja em papel/tecido/acrílico ou vidro
3 - buscar feedback informando que está sempre a procura de melhorar a entrega por isso da importância do consumidor dar a sua opinião
Quando a marca é um serviço:
1 - tenha packs diferenciados para poder atender a todos os interessados em teu trabalho, exemplo: oferte teus serviço oportunizando para diversos públicos o acesso, seja num canal informativo como podcast no Spotify, vídeos no Youtube ou uma assinatura de material exclusivo no Instagram.
2 - crie um relacionamento no primeiro contato, entregando algo como um e-book ou material de consulta personalizado.
3 - tenha um serviço ágil e de fácil acesso, tanto no pré contato como no pós.
Estas são algumas oportunidades que listei e proponho você avaliar junto ao seu negócio, adeque e aprimore o padrão da sua comunicação, ajuste o teu conteúdo e fotografia de acordo com o que há de novo, crie processos novos e altere, se for preciso, o gerenciamento e logística da sua marca, isso já tornará uma percepção diferenciada de quem escolheu consumir o que você vende.
Me siga nas redes sociais @araujojoseanne e me contata pelo link da bio que eu te ajudo ajustar este foco e dar um zoom ao que te faz diferente.
*Joseanne Araujo - Jornalista, empreendedora e produtora de conteúdos inspirados em novas tendências - Insta: @araujojoseanne
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