Por Luigi Bitencourt*
Praticamente todo dono de cão ou gato já teve que lidar com esse invasor, que se aloja sem avisar. Por isso a coluna pet resolveu falar mais sobre o assunto e ajudar a lidar com esse problema que traz muita coceira para os animais.
Qual antipulgas eu devo utilizar no meu animal? A verdade é que não existe uma resposta exata. Atualmente existem mais de 5 tipos no mercado, cada um diferente do outro, mas todos com o mesmo objetivo, ou seja, acabar com as pulgas. A seguir veja os principais e descubra os prós e os contras :
Shampoo: Existem várias marcas e tipos de shampoo veterinário que tem em sua fórmula agente antipulgas. A grande vantagem desse método é a sua praticidade ao aplicar o mesmo, pois é utilizado no banho. Porém não deve ser utilizado se seu pet se lambe com frequência, pois pode causar intoxicação.
Talco: Antigamente o talco era muito utilizado, pois os donos acreditavam que era a melhor solução. Mas com o passar dos anos concluiu-se que ele pode intoxicar ou asfixiar o cão, principalmente se o dono utilizar em quantidades elevada. Então caso opte por esse método, o ideal é sempre monitor para que seu cão não lamba nem aspire o produto.
Comprimido: O comprimido é um dos métodos mais eficaz. Funciona como um remédio que deve ser ingerido. O ponto fraco desse método é ter que verificar se o animal conseguiu engolir. Sempre verifique o peso do seu pet, pois cada peso necessita de uma dosagem diferenciada. E por último, compre sempre em pet de confiança e desconfie de promoções muito abaixo do preço normal pois, infelizmente, hoje em dia existe muita falsificação destes medicamentos.
Coleira: Esse método é mais fácil de ser utilizado, pois consiste em uma coleira que basta ser fixada no pescoço do animal e o efeito inicia quase que instantaneamente. A maior observação a ser levada em consideração é que cada marca contém uma validade e tempo de utilização diferenciada. Então sempre troque a coleira conforme as orientações do fabricante.
Limpeza: Independente dos métodos acima, esse aqui é o principal aliado para acabar com esse problema. Mantenha sempre sua residência limpa e cuide com frestas, sofás e outros lugares onde as pulgas se alojam com frequência. Ah! e se um pet diferente visitar o ambiente, realize novamente a limpeza pois, infelizmente, é muito comum que animais visitantes ou novatos possam estar infestado de pulgas.
E lembre-se que as pulgas além de incomodar podem trazer doenças para seu animal. Por isso é fundamental sempre mantê-las longe .
Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.
Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.
Comments