Por Joseanne Araujo*
Hoje quero te convidar para conhecer os doces deste lugar que é minha casa desde 2022. Isso mesmo, os doces que encontrei em Lisboa são maravilhosos, dão água na boca só de ver uma foto ou passar na vitrine.
A grande maioria das receitas levam a gema do ovo, sabe aquela parte do quindim que não tem coco? Exatamente isso, as sobremesas típicas daqui contém a gema do ovo, uma influência dos conventos na confeitaria portuguesa, onde a clara era usada para engomar roupas e a gema para fazer sobremesas; um ingrediente muito presente, tornando as sobremesas famosas e deliciosas.
O pastel de Nata ou o famoso pastel de Belém, reconhecido como a Melhor Sobremesa do Mundo, nada mais é do que uma casca folhada, crocante, com um recheio de gema de ovo e canela, simplesmente perfeito; é um dos doces mais famosos de Lisboa e Portugal. Conta a história que eles foram criados pelos monges do Mosteiro dos Jerônimos, lá no século XIX.
O segredo desta receita foi vendido a uma pequena refinaria de açúcar, próximo ao mosteiro em 1834 e que hoje ainda pode ser visitada na Fábrica de Pastéis de Belém. Ainda é falado de que esta receita é secreta e mantida em uma sala fechada dentro da fábrica, onde os funcionários assinam termos de confidencialidade, mantendo o mistério e o fascínio em torno do doce.
Um doce encantador que ao passar ao lado da Fábrica, é muito normal ver turistas aguardando em longas filas para acessar o local comprar e na sequência fazer uma linda foto e postar em suas redes sociais, o tradicional pastel de Belém com a receita original dos monges. Uma experiência com reconhecimento internacional e que recebe pessoas de toda a parte do mundo para entrar nesta história e provar o pastel original no local onde ele é feito.
Por mais que eu queira destacar o Pastel de Belém, vou falar também sobre outras sobremesas a base de ovos que a gente encontra por aqui: Fio de ovos e Ovos moles, com a gema pura em formato de fios, também é muito típico; o Leite Creme também é uma versão portuguesa do crème brulée, com uma casquinha de açúcar queimado por cima e ainda o Travesseiro de Sintra, outra iguaria famosa com uma massa folhada crocante e um recheio de gema de ovos. Sobremesas que encontramos em pastelarias, casas e supermercados; opções que são consumidas em qualquer estação do ano e colocadas à mesa no tradicional pequeno almoço, lanche ou jantar.
Os pastéis de Belém são extraordinariamente reconhecidos e celebrados no mundo da gastronomia, o doce já recebeu elogios, prêmios e destaque em guias de viagem e em listas das melhores sobremesas do mundo.
Curiosidade: a nova geração de Confeiteiros Portugueses, prometem reinventar sobremesas tradicionais, respeitando os sabores originais, mas usando técnicas modernas e apresentando receitas de forma contemporânea; alguns exemplos incluem pastéis de nata com recheios diferentes, sobremesas em formato de mousse inspiradas em doces tradicionais e o uso de ingredientes locais.
Locais, aqui em Lisboa que você poderá encontrar estes doces: Pastelaria Versailles, Confeitaria Nacional, Padaria Portuguesa, Mantegaria e a Fábrica de Pastéis de Belém. Te espero por aqui.
Fotos que ilustram esta matéria: Pinterest (inspirações)
*Joseanne Araujo - Jornalista, empreendedora e produtora de conteúdos inspirados em novas tendências - Insta: @araujojoseanne
Leia outros artigos
Comments