Por Vagner Oliveira*
Eu sempre falo, a vida é feita de contatos, sejam eles pessoais ou profissionais. Desde muito novo eu gosto de conhecer novas pessoas e manter contatos com elas, já precisei e ajudei contatos em diversas áreas. Me lembro que quando eu era Mister RS viajei 170 cidades no Estado e em cada lugar eu conhecia pessoas, costumava a salvar o nome do contato com a cidade, quando retornava aquela cidade chamava essas pessoas. Quando me formei em direito e vim morar na capital, precisava de contatos, comecei a fazer cursos na OAB e precisamos ser assim: mostrar que existimos e que necessitamos dessas relações cotidianamente.
E você já ouviu falar que todo mundo está a apenas seis pessoas de distância de qualquer outra em um networking que envolve o mundo inteiro? Não? Bom, existe uma teoria que fala disso. Trata-se de um estudo de psicologia de 1967, chamado The small world problem (ou “O problema do mundo pequeno”, em tradução livre).
Em um ambiente profissional, é muito comum encontrar diversas opiniões quando o assunto é networking. E isso pode variar bastante, de acordo com as profissões. Sabemos que para vendedores, por exemplo, ter uma rede de contatos é fundamental. Consultores também são profissionais que não dispensam o networking, pois precisam deles para gerar novos negócios.
Ter uma rede de contatos também é fundamental para a busca de oportunidades no mercado de trabalho. Entretanto, para obter benefícios com essa estratégia, é importante ficar atento a alguns detalhes que podem fazer grande diferença na hora de fortalecer a sua rede de contatos.
Mas o que é Networking? O termo é oriundo da língua inglesa e no contexto dos negócios significa “criar uma rede de contatos” que favoreça a troca de conhecimentos e de experiências entre pessoas de diferentes segmentos. A finalidade do networking é proporcionar relacionamentos de colaboração recíproca entre profissionais.
Seja para fortalecer as amizades, estreitar negociações comerciais ou para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho. Essa ação divide opiniões. Existem muitas pessoas que consideram o networking como uma atitude falsa, outros entendem ser uma coisa natural nas relações atuais.
O que precisa ficar claro, entretanto, é que manter bons relacionamentos é fundamental para qualquer pessoa. E se tratando de uma rede de contatos profissionais, existem grandes benefícios nas trocas de informações e experiências.
Contatos sem relacionamento são apenas isso: contatos. Sendo assim, não significa muita coisa ter o e-mail do presidente de uma grande companhia se ele sequer vai ler sua mensagem quando recebê-la. É muito comum pensar em contatos como uma forma de aumentar o ciclo social e manter bons relacionamentos.
Contudo, a todo instante estamos realizando pequenas ações que nos aproximam de diversas pessoas, que até então, não conhecíamos. Seja em um curso, em uma viagem com a família, na faculdade, ou no próprio trabalho.
Se pararmos para pensar, onde gastamos a maior parte do nosso tempo? Como estamos cultivando as relações no trabalho e qual a importância que elas têm para a nossa carreira e os negócios? Partindo dessa visão, vamos entender como o networking é fundamental para que as relações profissionais fiquem cada vez mais fortes e atinjam os objetivos.
Conviver com pessoas inspiradoras é uma oportunidade que qualquer um tem para aprimorar ideias e fazer crescer o seu potencial criativo. Manter-se conectado é uma forma de melhorar as oportunidades de crescimento e aprimorar conhecimentos para alcançar os objetivos que você tem para a sua carreira. Mas não pense que o networking é uma relação onde você só ganha. É importante perceber que essa rede de contatos é pautada na base da troca de informações, experiências e conhecimentos. Dificilmente você terá êxito se pensar em ganhar sempre.
Estudos comprovam que o sucesso na carreira está diretamente ligado aos relacionamentos que você cultiva ao longo do tempo. Com isso, ter uma rede profissional deixou de ser opção. É indispensável. Outro aspecto positivo é que, construir uma boa rede de contatos e manter um bom relacionamento profissional contribui na qualidade e satisfação no trabalho, além de melhorar os seus resultados e ajudar a atingir os objetivos esperados para a sua carreira.
Quem nunca fez planos com amigos de fazer uma viagem no próximo verão, de comprar ingressos para um determinado show ou até mesmo de montar uma festa inesquecível? O estranho é que esse tipo de relação é muito comum na vida pessoal. É tão fácil agradar quem gostamos, fazer amigos e fazer parte de grupos sociais dos quais nos identificamos.
A diferença é que nas relações comerciais, tais ideias precisam ser bem estruturadas para ganhar forma, ter as pessoas certas e que buscam a mesma coisa: o resultado. Digamos que você é uma profissional que trabalha com organização de eventos, como formaturas, casamentos e festas. Se você costuma publicar em suas redes sociais os eventos que realiza, é muito provável que, quando alguma pessoa da sua rede de contatos precisar de serviços relacionados ao que você oferece ou quiser indicar alguém para uma oportunidade, lembrará de você.
A chave então é pensar como você está se relacionado com a sua rede. Quais as oportunidades que você identifica e o que fazer para ser lembrado no momento oportuno. Com certeza você já ouviu histórias de pessoas que conseguiram emprego porque fizeram um bom trabalho em lugares por onde passaram. Também empresas que estimulam seus profissionais a indicarem pessoas para compor o seu quadro de funcionários. Eu já fechei diversos clientes pelo meu instagram e facebook, talvez se baseando em trabalhos que exerci.
Ajudar pessoas é a melhor forma de começar. Ajudar de forma genuína é uma maneira de reforçar o seu interesse em fortalecer o seu relacionamento profissional. Veja em sua lista de contatos quem você realmente pode ajudar, sem querer nada em troca. É muito provável que essa pessoa jamais esqueça de você.
A frase “só é lembrado quem é visto” é uma verdade. E uma das maneiras mais comuns de fazer isso é nas redes sociais. Mantenha suas redes atualizadas e publique conteúdos interessantes para a sua rede de contatos. Fora do ambiente web também é importante fazer networking. Se, por exemplo, você encontrar alguém que não vê há muito tempo, cumprimente e troque uma ideia (mas sem constrangê-lo).
Identifique na sua rede de contatos — amigos, família, conhecidos, colegas de trabalho — pessoas que você possui afinidade. Pense que relações duradouras são aquelas que “falam a mesma língua”. Ter os mesmos interesses é uma excelente forma de manter-se atualizado na sua rede, mas também de ser parte dela.
Para fortalecer um relacionamento profissional é necessário se destacar. E isso não é somente estar presente, mas a forma como você se diferencia dos demais. A autenticidade é uma bela maneira de destaque, quando os outros fazem sempre a mesma coisa. Mandar a mesma mensagem de aniversário ou felicitações como os demais, só vai fazer com que você esteja no mesmo patamar.
A melhor forma de fazer networking é ser autêntico. Aproximar dos contatos com a intenção de ter um benefício não é uma atitude correta. Além disso você corre o risco de perder os pontos que já conseguiu com aquela conexão. Então, seja sincero.
Isso não quer dizer que você precisa sempre estar presente ou que tem que ser o número um de toda sua rede. Mas é importante ser lembrado sempre. Pensar que o segredo do sucesso está diretamente relacionado às pessoas que convivemos, é uma visão que a princípio parece ser ingênua, mas que possui uma realidade muito forte.
E manter o bom relacionamento com sua rede de contatos é uma ação que deve ser realizada com frequência. Para isso, é importante aproveitar os canais de comunicação e redes sociais para fortalecer a sua marca pessoal. Assim, você terá mais oportunidades de alcançar os principais objetivos para a sua carreira, seus negócios e sua vida.
*Vagner Oliveira - Advogado
Especialista em Direito Homoafetivo
Pós-Graduado em Processo Civil
Instagram: @eu.vagner
Contato: advogadovagner@hotmail.com
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