O cartão de visita está ganhando popularidade novamente com a volta, até então, reprisada de eventos e reuniões presenciais. Você quer estar preparado para aquele próximo cliente dos sonhos e deixar sua marca com um cartão de visita atraente? A maioria das pessoas ignora a importância de um cartão de visita de qualidade que nos deixa com um monte de cartões que não têm paixão e simplesmente não se destacam. Em vez disso, eles se tornam apenas um pequeno documento para mostrar algumas informações de contato, enquanto podem ser muito mais do que isso.
Tudo começa com o design certo que visualiza o seu negócio corretamente, mas e o estoque de papel e acabamentos especiais? Isso realmente diferencia seu cartão de visita do resto..
Antes de entrarmos no processo de configuração do seu arquivo, é bom ter uma compreensão clara de alguns dos fundamentos da impressão. Vamos analisar alguns dos termos mais importantes que você encontrará ao trabalhar em um cartão de visita.
CMYK vs RGB
RGB (Vermelho, Verde e Azul) é o espaço de cores para imagens digitais. Use o modo de cor RGB se seu design for exibido em qualquer tipo de tela. CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Key/Black) é o espaço de cores para materiais impressos, portanto, você precisa garantir que as configurações de cores do documento e as amostras usadas estejam definidas como CMYK ao usá-lo para impressão. Saiba mais sobre CMYK e RGB para impressão.
Margem de Sangria
A área de sangramento existe para ajudar a impressora a criar uma margem para o processo de corte. Se o seu cartão de visita tiver um tamanho de 3,5" x 1,5" a arte do documento precisa ser um pouco maior para evitar espaços em branco após o corte. Para cartões de visita, recomendamos adicionar pelo menos 0,125” em cada lado da arte.
Área segura
Enquanto a Área de Sangria ajuda você na parte externa do documento, a Área Segura existe para evitar que elementos importantes sejam cortados. Para cartões de visita, recomendamos manter uma margem de 0,125” em cada lado e manter quaisquer elementos importantes fora dessa área.
Linha de corte
Esta linha é definida para o local exato do tamanho do documento. Portanto, um documento de 3,5” x 1,5” tem uma linha de corte nessas bordas exatas.
Marcas de corte
Essas marcas são colocadas nos cantos do documento para fornecer à impressora uma guia exata de onde os cortes precisam ser feitos. Logicamente, essas marcas são definidas na linha de corte para ter seu tamanho de documento preferido como produto final.
Preto x Preto Rico
Embora seja lógico pensar que 100% K preto em CMYK é 100% preto, isso funciona de maneira diferente com impressão. A quantidade de tinta é limitada, o que resulta em um tom mais claro de preto após a impressão. Em vez disso, considere trabalhar com Rich Black. Isso adiciona mais tinta e resultará em um tom de preto mais escuro e rico. Evite definir todas as cores em 100%, pois isso pode causar impressões molhadas e manchadas. Em vez disso, use C60, M40, Y40, K100 como visto no visual acima.
Ações
Isso se refere ao nível de espessura do papel. Considere usar um papel mais grosso para dar ao seu cartão de visita uma sensação premium. Caso tenha alguma dúvida sobre qual espessura escolher, você sempre pode solicitar um pacote de amostras incluindo vários tipos de papel para selecionar o ajuste perfeito.
Agora que abordamos alguns dos termos mais comuns em impressão, vamos mergulhar fundo no processo de criação de seu primeiro cartão de visita e como configurar seus arquivos corretamente ao imprimir com Jukebox.
Escolha seu tamanho
Isso já é algo que pode diferenciá-lo das massas. O tamanho padrão (3,5” x 2”) é ótimo de usar, mas como quase todo mundo usa esse tamanho, há uma oportunidade para você fazer isso de maneira diferente e usar isso a seu favor. Escolha um Mini (3,5" x 1,5"), um Oversize (3,5" x 2,25") ou que tal um Square? Oferecemos vários tamanhos padrão que são exibidos em nossas páginas de produtos de cartão de visita e você pode até trabalhar com seu próprio tamanho personalizado.
Escolha seu software
Agora que temos um tamanho e uma dimensão em mente, é hora de ser criativo. Use a ferramenta de software de sua escolha, como o Adobe InDesign, ou use nosso Jukebox Editor. Este editor permite que você crie seus próprios designs on-line sem nenhum custo e, quando terminar, poderá fazer o pedido diretamente para facilitar ao máximo. Todos os guias e configurações são atendidos, portanto, caso você não esteja pronto para trabalhar com software profissional, nós o cobrimos.
Este guia é baseado no Adobe InDesign, mas caso você precise de ajuda com o Editor, leia nosso artigo aqui.
Crie seu documento no InDesign
Você sabe o tamanho e já tem uma ideia do rumo que quer tomar com este cartão de visita. Vamos abrir o InDesign e criar um novo documento (Cmd + N).
Defina seu tamanho preferido para o cartão de visita e qualquer que seja esse tamanho, certifique-se de definir o sangramento para 0,125 polegadas, defina as margens para pelo menos 0,125 polegadas também e desative "Páginas opostas". Agora, clique em “Criar”.
Verifique imediatamente se o perfil de cores do documento está definido como CMYK. Se as cores padrão no painel Amostras estiverem definidas como CMYK, você estará pronto. Se essas cores estiverem definidas como RGB, vá para Editar > Espaço de mistura de transparência > CMYK.
Caso você prefira trabalhar com alguns guias para referência, você pode baixar o modelo na página do produto que também inclui um arquivo .idml + .indd que fornece os tamanhos e guias corretos diretamente.
Vamos começar a projetar
Agora é hora de ser criativo! Às vezes, pode ser difícil se inspirar e escolher a direção certa para o seu design. Ele deve visualizar o seu negócio da maneira que você achar mais adequada, mas essa fase pode ser muito demorada e a busca pelo tom certo é algo que você gostaria que fosse o mais suave possível.
Seja qual for o estilo, certifique-se de que o cartão de visita realmente compartilhe suas informações de contato. Cabe a você o que deseja compartilhar exatamente no seu cartão, mas deixe claro para o destinatário como entrar em contato com você.
Um cartão de visita tem 2 lados e, a menos que você opte por imprimir apenas um deles por motivos de orçamento ou como opção de design, certifique-se de fazer bom uso de ambos os lados. A escolha mais comum é usar a frente para o logotipo e o verso para o seu nome + informações de contato, mas, novamente, você é totalmente livre para fazer diferente.
Caso você tenha uma impressora doméstica, faça algumas impressões de teste em tamanho real para ter uma compreensão clara dos tamanhos do seu texto e dos elementos visuais. Recomendamos manter pequenos textos acima de 6pt para evitar a ilegibilidade e deixar claro para as pessoas a quem você entregará o cartão de visita.
Verifique sua cópia
Quando estiver pronto com seu design, é hora de verificar seu conteúdo. Um cartão de visita tem tudo a ver com compartilhar suas informações e causar uma boa impressão; portanto, sempre que você ignorar um erro de digitação ou qualquer outro tipo de falha, isso poderá prejudicar os dois. Portanto, certifique-se de que tudo seja verificado minuciosamente e que seus links para um endereço de e-mail, site ou canais sociais estejam funcionando corretamente.
Os códigos QR estão ganhando popularidade em cartões de visita, bem como para vincular diretamente a um site ou endereço de e-mail. No entanto, a parte de teste disso é muito negligenciada e recomendamos testá-los também antes de exportar seu arquivo.
Para criar seu próprio código QR no InDesign, vá para Objeto > Gerar Código QR. Na caixa de diálogo “Tipo”, defina seu tipo de destino preferido. Para um endereço de e-mail, por exemplo, selecione “Email” e defina seu endereço de e-mail, a linha de assunto e você pode até determinar como esse e-mail será iniciado.
Verifique seus links
Caso você vincule alguma imagem em seu documento, certifique-se de verificar se todos os links estão atualizados e vinculados corretamente. Você será notificado de quaisquer erros quando estiver exportando, mas recomendamos verificar isso antes para evitar falhas indesejadas após a impressão.
Vá para Janela > Links para abrir o Painel de Links e verifique se há links ausentes ou desatualizados. Um ícone de exclamação amarelo mostra que os links foram modificados, mas ainda não atualizados. Um ícone de ponto de interrogação vermelho informa que o link está ausente e precisa ser vinculado novamente. Isso pode significar que o local do arquivo foi alterado, o arquivo foi renomeado ou foi removido.
Esboce seu texto
Caso você precise exportar seu design para um formato de arquivo diferente de PDF, recomendamos converter todos os elementos de texto em contornos. Isso remove quaisquer dados da fonte que possam causar alguns problemas durante o processo de impressão. Você pode fazer isso para selecionar todo o seu texto e ir para Type > Create Outlines (Shift + Cmd + O).
Tornou-se lógico converter seu texto em contornos quando você estiver pronto para exportar, mas é mesmo necessário? Como os arquivos PDF são independentes e todos os formatos de arquivo inclusive incorporam sua fonte automaticamente, a menos que sua impressora precise abrir seu arquivo em outros aplicativos como Adobe Illustrator ou Adobe Photoshop (que não será muito necessário) ou entregar um arquivo formato diferente de PDF, você não precisará converter seu texto em contornos.
Então, agora que sabemos que arquivos PDF podem incorporar suas fontes, você ainda precisa saber como fazer isso corretamente. Com a maioria das opções de exportação, isso seria feito automaticamente, mas para você ter certeza, criamos um guia passo a passo sobre como incorporar suas fontes com o Adobe Illustrator para que você saiba como incorporar suas fontes corretamente.
Verifique a área de sangramento
Isso parece um pouco assustador, mas, na verdade, a área de sangramento é sua melhor amiga ao criar um documento para impressão. É o espaço extra (geralmente 0,125” / 3 mm) adicionado ao tamanho do seu documento para criar alguma margem para o processo de impressão e corte. O plano de fundo do seu design deve "sangrar" completamente por essa área para evitar áreas em branco após o corte.
Já adicionamos o sangramento durante a configuração do documento anteriormente, mas caso você tenha esquecido isso, vá para Configuração do documento > Definir sangramento para 0,125” / 3 mm.
Uma guia vermelha agora é adicionada ao redor do seu design e o plano de fundo deve passar por essa guia. Recomendamos até sobrepor um pouco este guia porque sabemos que pequenas áreas são facilmente ignoradas e podem resultar em pequenas irregularidades, algo que você gostaria de evitar que acontecesse com seu design.
Fique fora da Área Segura
Enquanto a Área de Sangria garante que haja margem suficiente na parte externa do documento, a Área Segura faz isso na parte interna para evitar que elementos importantes sejam cortados durante o processo de corte. Seria uma pena se o último dígito do seu número de telefone fosse cortado e você perdesse aquele negócio de um milhão de dólares, estou certo? Coisas assustadoras. A margem de segurança que recomendamos seria de pelo menos 0,125” / 3mm.
Já adicionamos isso durante a configuração, mas caso você tenha ignorado ou queira alterar o tamanho dessa margem, vá para Configuração do documento > Definir todos os valores de margem (superior, inferior, interno, externo) para 0,125'' / 3mm. Um guia azul agora é adicionado dentro de sua página e quaisquer elementos importantes, como texto ou logotipo, devem ser mantidos fora dessa área o tempo todo.
Exporte seu arquivo
Quando estiver satisfeito com o design e tiver verificado tudo, é hora de transformar seu documento em um arquivo configurado corretamente para produção.
Clique em Arquivo > Exportar
InDesign - Clique em Arquivo > Exportar
Defina o formato para “Adobe PDF (Imprimir)”, nomeie o arquivo e selecione “Salvar”
Você será solicitado com uma caixa de diálogo de configurações. Selecione a predefinição “Impressão de alta qualidade”.
Em “Marks and Bleeds” marque a caixa 'Crop Marks'. Marque a caixa "Usar configurações de sangria do documento" para incluir a área de sangria que você definiu durante a configuração do seu arquivo. Caso você não tenha feito isso durante a configuração, certifique-se de verificar o tamanho mínimo da Área de Sangria para o seu tipo de documento.
Clique em “Exportar”.
Agora que você tem seu arquivo PDF pronto, é hora de carregá-lo. Vá até o tipo de cartão de visita que você escolheu, por exemplo, um cartão de visita fosco de seda e defina suas preferências em relação à espessura do estoque, processo de impressão, cor, revestimento, tamanho, quantidade, cantos e seu período de escolha.
Carregue os dois tamanhos e faça o seu pedido. Agora é hora de nossa equipe de pré-impressão revisar seus arquivos e, se houver algo que precise ser alterado em relação às configurações técnicas, você ouvirá isso deles. Portanto, não se preocupe, eles estarão lá para ajudá-lo a obter seus cartões de visita exatamente como você deseja que eles sejam.
Você fez isso! Agora é hora de sentar e esperar a entrega chegar.
Conclusão
Um cartão de visita ainda é uma maneira importante de causar uma ótima impressão pessoalmente e o esforço que você coloca no design, na escolha do tamanho, no estoque de papel e no acabamento especial ajudam você a se destacar.
Quando se trata do lado técnico de configurar seu documento e exportá-lo, lembre-se de se concentrar nos pontos anteriores para evitar falhas nas impressões após a produção. Todas as máquinas de corte, mesmo as incríveis por aqui, têm pequenas margens das quais o corte pode se mover levemente durante o processo de corte, o que afeta os elementos dentro e fora do seu documento. Quando configurado corretamente, como mencionado acima, tudo ficará bem e seus cartões de visita serão o assunto da cidade assim que chegarem às ruas. Coisa boa.
Quer ter um check list para te ajudar na hora de exportar arquivos para impressão? Criamos esta lista de verificação rápida para exportar seus arquivos prontos para impressão para garantir que o arquivo exportado esteja configurado corretamente. Até fizemos um PDF para você imprimir e manter em sua mesa para referência futura.
Fabrício Fontoura é empresário na área da comunicação e designer gráfico.
Desenvolve projetos com sensibilidade para traduzir conceitos através de imagem.
É sócio fundador da Trigo Comunicação e Marketing, Diretor de arte na Lzf Conteúdo e Design e sócio na Revista Eléve.
https://www.behance.net/fabriciofontoura / Instagram: @briciofontoura