top of page

Mundo animal: Brinquedos perigosos



proibido para cachorro
Imagem de OpenIcons por Pixabay

O dia das crianças foi comemorado recentemente e os presentes mais oferecidos foram brinquedos de todos os tipos. E quando a residência possui um pet, consequentemente a criança tenta interagir com o animal utilizando seus brinquedos novos. Isso pode ser perigoso ou até fatal para a saúde do pet. Então confira quais são os principais brinquedos que devem ser evitados.


Bolas


Que a maioria dos cães ou gatos adoram uma bola, isso é um fato. Porém, tome muito cuidado com as de tamanho pequeno, pois podem ficar alojadas na garganta do seu pet ou travar na mandíbula, causando sérias lesões ou até sufocamento.


Este tipo de bolinha deve ser evitado. Imagem de bess.hamiti@gmail.com por Pixabay

Também atente ao material do objeto, pois existem bolinhas que possuem fibra de vidro, como as de tênis, que não são indicadas, pois a longo prazo devido ao atrito, desgastam os dentes do animal. Se você quiser brincar com seu animal, com bolinhas, opte por modelos vendidos em pet shops, pois essas são projetadas para os mesmos.


Boneca(o)s


Os bonecos, de todos os tipos, também apresentam enorme risco, pois a maioria contam com peças pequenas que podem se soltar com facilidade ao morder, ou tentar interagir com o objeto, podendo ser engolidas, causando sério risco para saúde.


evite dar bonecas para seu cão brincar
Bonecos utilizam muito plástico, e são perigosos para os animais. Imagem de Alexa por Pixabay

Se desconfiar que seu cão engoliu algo que não deveria, encaminhe imediatamente para um veterinário.

Brinquedos eletrônicos


Nunca deixe objetos ou brinquedos eletrônicos ao alcance de seu cão ou gato, pois os mesmos são curiosos e podem acabar mastigando e engolindo peças eletrônicas ou até tomando choque, se estiverem ligados na tomada.


Mantenha eletrônicos fora do alcance dos animeis
Guarde em uma gaveta seus eletrônicos. Imagem de WikimediaImages por Pixabay

Na dúvida deixe sempre os brinquedos eletrônicos em local seguro ou de difícil acesso ao seu animal.


Outros brinquedos


A última dica certeira é que, na dúvida, evite qualquer tipo de brinquedo utilizado pelos humanos na interação com seu pet. Já existem inúmeras opções, em lojas para animais, e não faz sentido testar novos tipos de brinquedos que não foram fabricados para essa finalidade.


Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.

Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.



Comentarios


bottom of page