Por Lizi Ricco
A foto esportiva está entre as modalidades mais desafiadoras da fotografia profissional, em razão da sua dinâmica, uma vez que envolve o retrato de cada movimento, que são particulares de cada tipo de esporte. Clicar o momento certo exige total flexibilidade e habilidade do fotógrafo. Entender o tempo do movimento e conhecer o esporte é premissa para o profissional especializado. O grande lance é não perder o momento certo para o clique.
Nesta entrevista vamos conhecer um pouco do belo trabalho do fotógrafo Daniel Nunez, especialista em fotografia esportiva, e ver algumas das fotos que representam o seu talento.
Lizi: Como iniciou teu trabalho com a fotografia?
Nunez: Iniciei em 2010, paralelamente ao trabalho que exercia de professor na rede pública, como uma renda extra e possibilidade de vir a me dedicar exclusivamente, o que ocorreu em 2017. Mas meus primeiros cliques foram nos anos 90, com câmeras fotográficas descartáveis a prova d'água, fotografando surfe. Algo muito esporádico. Quando me decidi pela fotografia, fiz de tudo um pouco, em quase todas as áreas, para adquirir conhecimento e técnicas específicas de cada segmento. Com base nas experiências que tive me decidi finalmente em fotografar esportes e retratos.
Lizi: O que te levou a se especializar em fotografia esportiva?
Nunez: Desde que pensei em começar a fotografar profissionalmente já desejava fotografar esportes, pela minha formação e conhecimento de vários esportes. Ter o conhecimento do esporte que vai fotografar é um ponto muito importante para captar os melhores momentos. Sempre fui um aficionado por esportes e já pratiquei diversas modalidades, assim consigo unir o útil ao agradável.
Lizi: Tecnicamente o que diferencia a produção fotográfica esportiva das outras modalidades?
Nunez: Dependendo do esporte que vai ser fotografado, não diferencia em nada de uma produção de moda ou publicitária com set de luzes. A diferença é que não vai ter tanto figurino. Tecnicamente o que diferencia de uma produção de moda ou publicidade é o momento de congelar a imagem, que é muito especifico e diferente em cada modalidade. Há um risco maior de quebrar os equipamentos, principalmente em esportes radicais. Tem que estar muito atento para não se chocar com o atleta.
Lizi: O que considera o mais difícil neste trabalho?
Nunez: Cada esporte tem uma dificuldade específica, mas que no geral se resume em desgaste físico por parte do fotógrafo e o risco de se machucar.
Lizi: Dentre as tuas produções até hoje, qual mais se destaca?
Nunez: As de maior destaque foram as que saíram em publicações impressas, nas revistas de skate Tribo e Cemporcento.
Lizi: Que tipo de esporte mais gosta de fotografar?
Nunez: Surfe de dentro d'água e skate são meus favoritos. Também gosto bastante de fotografar dança e suas variáveis, como patinação artística e ginástica rítmica.
Confira alguns cliques do fotógrafo:
Fotografias Daniel Nunez
www.danielnunezsport.46graus.com
Contato: 51 99803.2381
Instagram: danielnunezfoto
Commenti