Por Dra. Luciane Feksa*
Em 2023 teremos novas tendências com uma mudança de comportamento dos consumidores de produtos de beleza, de acordo com o relatório Consumidor do Futuro, produzido pela Worth Global Style Network (WGSN), uma das maiores empresas de previsão de tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos.
A WSGN listou cinco perfis de consumidores que devem ganhar destaque este ano. Vamos lá? Segundo o relatório, os novos consumidores são denominados como Minimalistas, Eco-revolucionários, Utópicos, Superbásicos e Dermo-ilusionistas.
Os Minimalistas são os consumidores comprometidos a reduzir o consumo e se sentem orgulhosos em fazer boas compras. O foco é simplificar a rotina de beleza com produtos multifuncionais eficientes, baseados em ciência. Esse consumidor é confiante, bem informado, faz pesquisas, tem foco nos resultados, e valoriza a eficácia.
Os Eco-revolucionários aparece como um poderoso agente de mudança e vão promover o uso de refil, exigindo o progresso baseado no consumo sustentável e em produtos e sistemas alternativos. Esse consumidor é otimista e ecológico dando preferência para marcas e produtos que beneficiam as pessoas e o planeta.
Já os Utópicos se caracterizam por estarem sempre em busca de inovação e produtos com fórmulas revolucionárias. Esse grupo tem o objetivo de descobrir novos produtos e dão preferência às fórmulas sem químicas nocivas, que agregam a sensação de bem-estar aliadas as rotinas de autocuidado. Para eles, a beleza e a felicidade são sinônimas. Sempre em busca de um próximo produto venerado, os utópicos preferem produtos sensoriais que ajudam o bem-estar físico e mental.
O Superbásico traz o conceito de Normcore para os rituais de beleza. Esse tipo de consumidores escolhem os produtos de acordo com suas características, por sua normalidade, simplicidade e conforto. Não rejeitam a moda, mas esse não é o foco central. Eles priorizam o cuidado pessoal e a higiene, e fogem dos produtos sem sentido.
E, por último, temos o perfil Dermo-ilusionistas que é composto por um grupo diverso e artístico, que mistura cosméticos, próteses e efeitos digitais como uma forma de promover a auto expressão. Levando a beleza ao metaverso, esse estilo de consumidor diverso e artístico cria suas próprias histórias de beleza que desafiam o padrão e propostas convencionais.
Com prioridades totalmente diferentes, o ideal é que as marcas estejam atentas às mudanças de comportamento antes que a demanda chegue.
A previsões da WGSN são produzidas por uma equipe internacional de especialistas e analistas, garantindo que elas tenham uma relevância abrangente em todos os mercados regionais. As tendências são validadas por dados analíticos, por exemplos da indústria e pela metodologia exclusiva STEPIC para que o mercado possa usá-las de forma estratégica em seus negócios de maneira confiante.
Fonte: WSGN
*Dr. Luciane Feksa é Pós-Doutora em Ciências Biológicas (UFRGS), Farmacêutica Esteta (NEPUGA) e Proprietária na Feksa Beauty Place e Dandara Black, cosméticos para pele negra.
CONTATO
Instagram: @dralucianefeksa
Contato: (51) 996941106
Endereço: São Manoel, 1919, Bairro Santana, Porto Alegre
Comments