Por Lizi Ricco*
Regina Lima é jornalista e apresentadora, dona de um sorriso contagiante e marcante, que conquistou os gaúchos com seu talento e simpatia na telinha, em todas as suas passagens por importantes canais, até hoje. Seu rosto traz familiaridade, alegria e reconhecimento: é uma gaúcha nata como nós.
Formou-se como jornalista e desde então passou pelo SBT-RS, Vida Ativa, Teledomingo, Jornal do Almoço, TVCOM, Diário Gaúcho, Rádio Cidade, Gaúcha FM e atualmente comanda sua própria revista eletrônica no canal Bah TV, com apresentações inéditas todos os domingos, das 18 às 19h, no Programa da Regina. Atração voltada a temas como comportamento, saúde, bem-estar, decoração, cultura, moda, beleza e mundo pet, com informação e muita descontração.
Nesta entrevista especial, concedida à Revista Eléve, compartilha sua história profissional, um pouquinho da sua intimidade, rotina em casa e prioridades na vida. Acompanhe.
REGINA PROFISSIONAL
Eléve: Muitas pessoas ao concluírem o colegial ainda não sabem ao certo que profissão realmente gostariam de seguir. No teu caso, sempre teve clareza sobre seguir no jornalismo? Se não fosse jornalista, qual seria tua segunda opção de trabalho?
Regina: Sempre fui muito extrovertida e comunicativa. Mas precisei fazer um teste vocacional pra ver que caminho seguir. E no teste deu que deveria seguir o caminho da comunicação ou artístico. E decidi por jornalismo até pra não ter que sair de Porto Alegre. Mas isso já responde que minha segunda opção seria ser atriz. Sempre curti muito também essa área.
Eléve: São quantos anos de carreira e o que mais te dá prazer na profissão?
Regina: São 34 anos de profissão se contarmos desde o início, ainda na universidade, quando entrei no SBT. O que mais me dá prazer? Acho que a falta de rotina. E ter conhecido tanta gente. Aprendido tanto. Vividos coisas que jamais viveria se não fosse jornalista. E a comunicação direta com as pessoas. Poder contar histórias e ter o retorno carinhoso das pessoas.
Eléve: O que considerada a tua maior realização profissional?
Regina: Acho que me sinto realizada por ter passado por tantos formatos no jornalismo. Em tv aberta, agora com experiência em tv por assinatura. O Programa da Regina foi criado com muito carinho e buscando ser inovador, em parceria com patrocinadores e apoiadores que hoje já são uma família, acreditando e confiando no nosso trabalho. Além do programa tenho trabalhado bastante com as redes sociais, o que no início também foi um desafio pra mim que sou cria da tv. Mas tem sido muito legal, em especial ser embaixadora da MARPA, Marcas e Patentes, de quem já fui a cara na época do Teledomingo. E agora poder representá-los é uma honra. Outra coisa que me dá prazer é rádio. E hoje tenho comentários nas rádios do Grupo RSCOM, o que inclui a Jovem Pan. É ótimo ter a minha voz alegrando os ouvintes.
REGINA EM CASA/FAMÍLIA
Eléve: Sabemos que é mãe de pet. Quem são eles e há quanto tempo vivem contigo? Eles têm liberdade pra subir no sofá ou na cama (hehehe)?
Regina: Meus pets são meus filhos. Os donos da casa. E quem não gosta deles nem deve vir na minha casa (rsrsrs). Hoje tenho o Pingo, de 12 anos, e a Chanel, de + ou - 4 anos. Eles são da raça shitzu mas foram adotados. Ele com 5 meses e ela com 2 anos e meio. Mas antes tive outros, que infelizmente já se foram. Fiona, que já tinha 16 anos quando teve linfoma (fez quimio e tudo mais que pude para mantê-la) e o Gyzmo que me deixou aos 17 anos (também com tumor, mas no fígado). E só quem convive com eles sabe o quanto é difícil perdê-los. Mas é da vida. Depois disso decidi que não compraria mais pets. Só adotaria. Eles me ajudam e me dão carinho e eu os ajudo, dando o melhor lar que eu puder dar.
Eléve: O que mais gosta de fazer em casa quando não tem compromissos?
Regina: Adoro estar em casa. Fazer mesmo as coisas de casa, molhar plantas, tomar chimarrão, curtir com amigos e com meus filhos peludos.
Eléve: Gosta de cozinhar?
Regina: Cozinho bem, mas não tenho muito hábito. Até porque, minha mãe toda semana vem pra minha casa. E cozinha melhor do que eu (rsrsrs), então deixo pra ela. Mora em Porto Alegre mesmo, mas vem fins de semana pra minha casa e fica até terças geralmente. Então nesses dias como muito bem!
Eléve: Prato preferido?
Não tenho assim um prato preferido, mas como gosto muito de arroz, diria que são os risotos em geral! Sushi também adoro!
Eléve: Bebida preferida?
Regina: Bebidas preferidas: espumante, vinhos e até cerveja. Depende da ocasião. E no dia a dia o chimarrão como já falei. Que é um hábito aqui em casa.
Eléve: Doce preferido?
Regina: Doces, adoro quindim e a torta Martha Rocha. Doces com morango e nata também (hehe).
Eléve: Tem algum ritual, só seu, que realiza sempre antes de dormir?
Regina: Sobre rituais não sou muito adepta de nenhum. Não gosto de rotina. Mas só vou dormir após tomar um bom banho e bem cheirosa. E não dispenso a tv. Sou dessas que veem tv até tarde.
Eléve: Qual seu tipo de passeio preferido?
Regina: Acho que meu passeio predileto é sair com amigos, mas também como recebo muito eles em casa, acabo não saindo muito.
Eléve: Como porto-alegrense que mais te encanta na nossa cidade? E um dos teus lugares preferidos na capital?
Regina: Amo Porto Alegre, tanto que nunca quis sair daqui. Essa cara de cidade do interior, o Guaíba, os recantos, tudo.
Eléve: Em que bairro vive e o que mais gosta nele?
Regina: O meu bairro preferido é onde moro, na Vila Assunção, zona sul e amo a beleza dele. O verde, o jeito de praia!
REGINA MULHER
Eléve: É mais de ficar em casa ou sair e curtir encontrinhos com amigos, família, colegas?
Regina: Olha já fui muito de sair. Adorava a noite, os bares, restaurantes... mas com o tempo fui gostando mais e mais de ficar em casa! Mas faço questão de trazer as pessoas pra perto de mim. Tanto amigos, quanto a família. Os encontros geralmente são aqui. Festas de fim de ano são tradicionais já aqui em casa.
Eléve: Gosta de viajar? Qual foi o lugar mais encantador que já foste? E qual lugar que deseja conhecer?
Regina: Não sou muito de viajar não! Não é prioridade pra mim. Adoro praia, por isso voto em SC sempre como o lugar que mais gosto. A serra gaúcha também. Claro que isso também tem a ver com meu medo de voar. Eu já voei muito, claro, principalmente a trabalho. Eu encaro, mas não gosto. Por isso prefiro lugares que possa ir de carro (rsrsrs). Mas acho que ainda quero conhecer Nova Iorque, Paris e Grécia.
Eléve: O que te faz feliz? O que te motiva, faz sentir realizada?
Regina: Eu hoje preciso de pouco pra ser feliz. Não quero ser milionária, mas gostaria de ficar descansada sobre meu futuro e de minha família. Essa coisa de ficar correndo atrás da máquina é chato. Mas acredito que ainda vou ficar tranquila com tudo isso. Me realizo muito quando posso ajudar alguém, seja próximo ou alguém que recorra a mim porque precisa. Muitas vezes não consigo. Gostaria de sempre poder auxiliar. E tenho uma ligação muito forte com os pets. Se tem algo que me deixa triste é ver os bichos abandonados ou jogados na rua. Queria poder ter uma casa enorme só pra eles e poder cuidá-los como merecem. Tomara que um dia possa realizar esse sonho.
Eléve: O que diria para outras mulheres, empreendedoras que estão iniciando seus projetos e buscam sucesso e felicidade no trabalho, assim como tu alcançaste.
Regina: Sobre empreender. Acho que empreender não é só falar sobre isso. Trazer fórmulas prontas e frases feitas. A gente só aprende na dor (hehe). No meu caso eu sabia o que queria e o que sei fazer. Bastava botar a ideia no papel com criatividade, pensando no cliente que viria, que também é empreendedor (empatia é importante) e buscar as pessoas certas para essa empreitada! E eu consegui unir tudo isso. Meu sócio e diretor do Programa da Regina, Adriano Cescani, comprou a ideia e só estamos há 4 anos no Canal Bah (20 ou 520 da Claro) porque somos unidos, temos boas ideias, respeitamos tudo e todos e trabalhamos muito! Não tem segredo. Não tem fórmula. Cada um faz a sua. E a humildade me acompanhou sempre. Aprendo todo dia. E ensino também, claro, com maior prazer. Mas é preciso dar duro pra chegar a algum lugar.
Não adianta querer ter sucesso e o respeito de alguém passando por cima dos outros. O caminho percorrido é mais importante do que o pódio!
Siga no instagram: @reginalimaoficial
******
Lizi Ricco é jornalista e assessora de comunicação.
Apaixonada por redação, marketing, arte, cultura e projetos que contemplam inovação.
Leia outras publicações de Lizi Ricco