Por Luigi Bitencourt*
Quando chega um novo cão, na sua casa, um item indispensável é já ter adquirido uma coleira para seu pet. As coleiras além de oferecer mais estilo para seu animal, é um item indispensável, quando se fala em segurança. Em qualquer atividade realizada na rua ou em locais muito abertos é fundamental que o dono utilize sempre de guias(coleiras). Mesmo os cães adestrados ou dóceis podem se assustar ou reagir por instinto, em ambientes públicos. Por isso nunca facilite e ande sempre com uma guia para ter um melhor controle de seu animal.
Agora que já falamos sobre o principal, a coluna pet vai apresentar os modelos de guias existentes no mercado e qual a ideal pra seu cãozinho.
Coleira tradicional
Geralmente esse tipo é mais utilizada para afixar as plaquinhas de informações, que deve sempre ficar no pescoço do cão. Algumas também oferecem espaço para afixar uma guia. Mas preste muita atenção, pois esse modelo só deve ser utilizado para passeios, em cães extremamente calmos, pois se puxada, com muita força, pode acabar rompendo.
Coleira de liberação rápida
Esse tipo é ideal para locais onde você deseja dar mais liberdade para seu cão, pois esse modelo oferece a opção de liberar mais corda, para seu pet ficar mais livre, ou deixá-lo mais restrito, se necessário. Ela contém uma trava onde você pode escolher se vai oferecer mais ou menos guia para seu cão.
Esse modelo é ótimo para passeios num parque mais tranquilo ou locais onde seu pet possa brincar, correr e se divertir com mais liberdade, mas ao mesmo tempo com segurança.
Enforcador
Esse tipo de coleira é geralmente indicada por adestradores, pois oferece um maior controle para o dono. Mas muita atenção, essa opção oferece risco do seu animal se machucar, se puxar muito forte. Então sempre certifique que a mesma esteja bem regulada e se seu animal se agitar demais, trate de acalmá-lo.
Peitoral
O modelo peitoral é uma excelente escolha para todos os tamanhos e raças, pois durante os passeios oferece uma boa segurança, aliada com o conforto. Existem vários modelos de coleiras peitorais no mercado. Para escolher a ideal, opte por materiais mais suaves e teste para verificar qual a coleira que seu cão se adapta.
Conclusão: Agora que você já conhece todos os tipos de coleiras, escolha a que mais se adapta a rotina do seu cãozinho e lembre que a melhor coleira é aquela que seu animal se sinta confortável e que ofereça boa segurança.
Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.
Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.
Comments