Por Luigi Bitencourt*
Nossa casa é um lugar amplo, cheio de objetos e locais, entre outras coisas. Para um pet, independente do tamanho da residência, isto representa algo grandioso e cheio de locais para ser explorado. Porém, devido aos animais serem seres irracionais, cabe aos humanos adaptar e tomar todos devidos cuidados para evitar possíveis acidentes leves ou até fatais.
A seguir confira os cinco principais acidentes domésticos e saiba como evitá-los:
Janelas: É supernormal que os cães e principalmente os gatos gostem de apreciar a vista de onde moram. Mas sempre que tiver animais em casa, é fundamental a instalação de uma rede de proteção adequada ao tamanho e peso do animal, para evitar possíveis quedas ou fraturas.
Banheiro: É um dos ambientes da casa que menos deve ser frequentado pelo seu pet. Nele moram dois perigos, sendo o primeiro a lixeira.
Devido a curiosidade dos animais é normal que cavouquem a lixeira, por curiosidade ou instinto. Porém, além das inúmeras bactérias, também representa um enorme perigo pois pode ter objetos pontiagudos ou cortantes que, por descuido, pode ser ingerido pelo pet. Por isso sempre tape a lixeira ou se possível utilize aquelas com pedal ou com sensor de movimento, para dificultar a abertura pelo seu animalzinho.
O segundo risco no banheiro é o vaso sanitário, pois além dos germes, ele pode causar afogamentos acidentais. Após utilizar o mesmo, lembre-se de fechar a tampa, para prevenção.
Cama: A maioria dos pets domésticos ama ficar na cama de seu dono. Isso acontece geralmente por afeto ou carência por parte do animal. Todavia um objeto pouco utilizado, mas muito importante, são escadas ou rampas de acesso, para seu pet.
Acontece que, ao pular diariamente de altura elevada da cama, o animal com o passar dos anos pode ter fraturas leves ou graves em sua coluna, ou torção das patas, entre outros acidentes.
Escadas: Apesar, de um modo geral, os pets aprenderem a utilizar as escadas corretamente, é fundamental que não os deixem sozinhos nesse local. Pois, , por algum descuido ou devido a idade poderá ocorrer acidentes, e não terá ninguém para socorre-los de imediato. Ah! outra dica é não fazer brincadeiras nem estimular seu pet correr nos degraus.
Produtos de limpeza ou medicamentos: Nunca deixe os produtos de limpeza ou medicamentos com fácil acesso aos pets. Eles são curiosos e através de um pequeno descuido dos donos podem acabar ingerindo ou se intoxicando ao inalar. Por isso, sempre guarde qualquer produto em armários bem fechados e de difícil acesso.
Autor: *Luigi Bitencourt é um jornalista apaixonado pelo mundo pet.
Para ler mais matérias em sua coluna clique aqui.
Comments