Por Vanessa Campos
Amo Porto Alegre, cada lugar tem uma memória especial. Algumas de momentos difíceis que passei, todos passamos.
Ontem estava indo na minha cabeleireira maravilhosa para voltar a ser loira. Resolvi fazer isso por dois motivos: disfarçar os brancos e retomar a minha exuberância (assunto para outro dia). Passei pelo Iberê Camargo. Logo ali tem um lugar na beira do Rio Guaíba que eu entrava de carro para chorar.
Sim…durante os momentos difíceis da minha vida quem acolhia minhas lágrimas era o Rio. Ontem passei por ali e me lembrei desses dias. Eu fazia tudo o que tinha que ser feito e no final do dia ia para esse lugar e chorava, chorava até cansar. Lembro bem do que sentia. Hora cansaço, tristeza, decepção, frustração. Me doia o coração!
Acho que nunca senti desesperança. Pode ser por isso que consegui seguir em frente. Tinha dentro de mim que era uma fase. Que passaria! Como tudo na vida.
Hoje ,12 anos depois, vejo que realmente passou. Sobrevivi! Foi difícil? Foi! Faria tudo de novo? Certamente que sim. Quantas vezes fosse necessário para mudar de vida. Me sentia como uma fênix! Nesses dias difíceis dormia e quando amanhecia renascia das cinzas para lutar pela minha vida.
Se pudesse mudar algo só faria uma coisa diferente: compartilharia minha dor. Choraria com alguém. Não sofreria calada. Não precisa sofrer sozinho. Não sei ao certo porquê me lembrei hoje disso tudo. Pode ser que alguém que leia essa coluna esteja passando pelo que eu passei.
Então vou dizer isso para ti: “Não desista! Tudo tem seu ciclo! Amanhã isso tudo vai estar longe e tu ainda mais forte. Procura um ombro amigo para te dar aquele abraço. Um colinho cai sempre bem. Medita! Reza! Reza muito! Faz por ti porque a vida é TUA! SÓ TU SABE TUAS DORES, TEUS AMORES E TUAS NECESSIDADES!”
Acho que o mais importante de tudo foi a minha fé. Sempre carrego ela comigo. Romanticamente tenho sempre a esperança de dias melhores. Às vezes a gente não entende porque está passando por determinadas situações, se sente injustiçado, perdido, intrigado, mas tudo tem um propósito. Temos que evoluir. A vida não é no futuro, ela é o presente. No caminho que estamos trilhando. Seguir em frente na busca pelo que faz sentido dentro de nós.
Hoje, novamente loira, leve e plena…renascida inúmeras vezes das cinzas estou pronta para viver por ai. Com o coração cheio de cicatrizes, de esperança e , principalmente de fé (porque ela não costuma falhar)!
Um beijo grande e se cuidem!
Até a próxima.
Psicóloga Vanessa Campos
Para ver mais artigos de Vanessa Campos clique aqui.
Comments