Por Joseanne Araujo*
Contar a sua história nas redes sociais é uma abordagem bem interessante que inspira outras pessoas e abre os bastidores de seu segmento, este é o famoso storytelling.
Quando a gente conta algo, muitas pessoas se identificam e você passa a vender o lado B do seu business, ou seja, as redes sociais colocam na vitrine o que você vende o tempo inteiro, mas nada impede de você utilizar este mesmo espaço com outros assuntos que sejam relevantes e quem tem tudo a ver com o seu hoje, como por exemplo: contar sua trajetória, suas preferências, sua rotina, disciplina e hábitos, isso combina com o que você vende e fortalece o seu conteúdo digital.
Veja algumas ilustrações para te ajudar a construir o seu storytelling: se você é dermatologista, como você chegou nesta profissão? era o seu sonho de criança ou aconteceu depois de você ter conhecido alguma marca que te inspirou; ou ainda; você hoje é dona de um café, o que te levou a abrir este negócio? teve influência em casa? sempre apreciou café e resolveu construir algo do seu jeito com o seus gostos?
Expor como você chegou até aqui, faz com que seus seguidores apreciem o seu conteúdo com um outro olhar, mostra que você pode já ter feito inúmeras tentativas até chegar aonde você chegou, compartilhar o que deu certo e o que serviu de experiência.
Uma boa história e com periodicidade, desperta um sentimento de destaque, inovação e personalização. Quando o seu storytelling é apresentado de um jeito real, ele será compartilhado, salvo e esta intensidade trará um crescimento e um apreço por aquilo que você comunica.
Expandir o olhar, é neste formato que vejo várias marcas novas se sobressair pelas redes sociais, elas buscam dentro do seu negócio um relacionamento com o cliente, cada um jogando o seu jogo, com uma narrativa interessante que faça você acordar e ir direto naquele perfil ver o que foi postado hoje.
Voltando aos exemplos citados acima, se você é da área da saúde, além de contar a sua história você pode inspirar pessoas sugerindo livros que você consome, alimentos que você não abre mão e ainda falar sobre alguma dica caseira e fácil de fazer para cuidar de sua pele, seja tomar um suco, um chá, um detox, enfim, um hábito seu que você julgue importante disseminar.
O storytelling é fascinante quando contado através de vídeos ou posts com um micro conteúdos, tornando uma ideia mais objetiva e fácil de ser consumida. Manter diariamente postagens mostrando o mundo real, impacta e é interessante.
Mostrar cursos, livros, seminários, podcast, tudo o que você cresce e acaba refletindo no seu negócio, uma realidade aumentada, sendo explorada de todas as formas de uma maneira criativa e engajante.
Retomando um dos exemplos, se você tem um café e tem o hábito de servir com uma bolachinha que tem a sua logomarca, isso é o seu diferencial e você deve dar divulgação a isso, porque esta bolachinha tem um toque de gengibre, canela, que combina com o seu café de boas vindas, é uma historinha fictícia que estou te contando para te ajudar a extrair o que tem de diferente no seu negócio e você precisa contar.
Explicar através de uma mensagem clara como se você estivesse conversando com o seu seguidor no sofá de sua casa, mostra uma conexão surpreendente, chama atenção e quem te escuta se envolve e permanece por ali, por isso da importância de proporcionar conteúdos diversos.
Eu cuido de marcas o tempo inteiro e esta gestão tem feito a minha criatividade aumentar a cada produto ou serviço que recebo, pessoas físicas e jurídicas enriquecem o meu repertório e com isso eu acabo crescendo junto com grandes segmentos e excelentes oportunidades de negócios no digital.
Espero ter contribuído com o teu conhecimento.
Te desejo um final de outubro, lindo e incrível.
Fotos que ilustram esta matéria: inspiração Pinterest
*Joseanne Araujo - Jornalista, empreendedora e produtora de conteúdos inspirados em novas tendências - Insta: @araujojoseanne
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