LEONARDO POSENATO ABRE CURSO ONLINE DE MOSAICO

Formado pela Scuola Mosaicisti, de Spilimbergo, na Itália, renomado artista ensinará técnicas para trabalhar em cerâmica e pedra

 

Grandes histórias podem ser contadas através de pequenos fragmentos. Pensando nisso, o renomado artista e arquiteto Leonardo Posenato vai ministrar cursos online de mosaico. Formado pela Scuola Mosaicisti, de Spilimbergo, na Itália, o arquiteto ensinará técnicas do mosaico dividido em dois módulos: cerâmica e pedras.

 “O trabalho é artesanal e artístico, feito totalmente à mão. Cada obra é única”, afirma Posenato. As peças com cerâmica e porcelana possuem uma beleza ímpar por terem cores e brilhos mais vivos. Já os trabalhos produzidos com pedras, têm um valor agregado maior, por serem mais exclusivas e o material mais caro.

No módulo cerâmica, com cinco aulas, os alunos aprendem os estilos mais leves de mosaicos decorativos e artesanais. Entre os trabalhos executados estão um mosaico floral e uma mesinha.  “Enviamos as cerâmicas inteiras e o aluno quebra elas conforme diversas opções que daremos”, diz Posenato.

Já o módulo de pedra possui oito encontros virtuais. Nesta etapa do curso, são ensinadas as técnicas mais tradicionais do mosaico como o Romano e o Bizantino, por exemplo. Aqui, os inscritos farão paisagens e imagens, como o rosto de São Francisco.  “As pedras já vem cortadas, então não é necessário saber quebras as pedras, mas nós ensinamos como você pode fazer isso em casa depois”, explica. Os módulos, no entanto, são independentes.

Além disso, os alunos aprenderão noções do uso das cores em trabalhos. “Utilizo a Teoria das Cores, onde cada cor influencia a percepção da outra, por isso é necessário criar e harmonizar o que chamamos de família de cores para cada obra”, diz Leonardo. Além da apostila e kits, os alunos ganham material para a produção das peças e certificado. O curso disponibiliza desenhos prontos para servirem de base, então não é necessário saber desenhar. Informações e inscrições pelo site: www.mosaico.arq.br.

Leonardo Posenato

Leonardo Posenato é natural de Porto Alegre e tem 35 anos. Desde cedo descobriu a vocação para as artes. Aos 5 anos de idade já freqüentava escolas de música e arte.  Aos 8 anos, começou a se aprimorar nas artes visuais, quando ficou decidido em família que assim que completasse os 17 iria para Itália estudar artes. A Paixão pelo mosaico o levou para a famosa Escola de Mosaico da Itália: Scuola Mosaicisti, onde se formou. Para se ter idéia, a escola foi fundada em 1922 com o objetivo de resguardar os conhecimentos milenares do mosaico. Hoje, Leonardo tem o seu atelier na zona sul da capital e é graduado também em Arquitetura pela UFRGS. Posenato já ministrou cursos no MARGS em Porto Alegre, e ateliers em São Paulo, atualmente mantém em funcionamento um bem sucedido sistema de cursos de mosaico online.  Além de obras de grandes dimensões, Posenato também cria quadros e objetos decorativos em mosaico. Em 2007, organizou a sua primeira exposição em Porto Alegre. A mostra “Mosaico Est” apresentou trabalhos com a técnica do “Rustico Grezzo” (Aparência rústica, resultado da quebra feita à mão com a martelinha de mosaico).  

SERVIÇO:

Ateliê de Mosaico – Leonardo Posenato

Avenida Padre Cacique, 3146

Porto alegre – RS

51- 34074977

www.mosaico.arq.br

mosaico@mosaico.arq.br

Foto: FabianoPanizzi

Fonte: Adriano Cescani e Robledo Milani – Phosphoros Novas Ideias

Você também poderá gostar...

4 Responses

  1. Daryl disse:

    Incredible report! I very get pleasure from your effort and hard work!

  2. DMPK Testing disse:

    544753 544335I like this internet site very significantly so significantly superb details. 207215

  3. 329958 431466I like you blog (dsol, je suis francais, je parle mal anglais) 751146

  4. adme studies disse:

    200786 65146You wouldnt feel it but Ive wasted all day digging for some articles about this. You might be a lifesaver, it was an excellent read and has helped me out to no finish. Cheers! 287858

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.