Entrevista Renan Carissimi: Mudanças que geram rendimento

Empresário gaúcho fala sobre as mudanças no modelo de gestão de negócio e os resultados alcançados

É fato consumado. As mudanças no comportamento do consumidor obrigam empresas tradicionais a inovarem em seus modelos de gestão para se manterem no mercado e não sucumbirem diante da concorrência acirrada em todos os setores de mercado.

Por mais tradicional e conservadora que seja uma empresa, sempre chega o momento de se reinventar ou mesmo ampliar seu nicho de atuação para trazer novas soluções para um mercado em constante transformação. Este foi o caso da empresa familiar Casa do Mecânico, especializada em máquinas e ferramentas para oficinas mecânicas presente no comércio varejista gaúcho desde 1991.

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Renan Carissimi – Sócio proprietário da Casa do Mecânico

Nesta breve entrevista, o sócio proprietário Renan Carissimi fala sobre a mudança no modelo de gestão da empresa que levou a um crescimento expressivo no faturamento no e-commerce, em apenas três anos. A aposta em tecnologia e ampliação do mix de produtos foram fatores importantes.

 

Quais foram as principais estratégias adotadas pela Casa do Mecânico nos últimos anos que  interferiram diretamente no seu faturamento?

Apostar em canais de vendas digitais e nas importações próprias certamente foram os principais passos para este aumento nas vendas pelo e-commerce.



Desde quando a Loja ampliou seu nicho de mercado ofertando novo produtos e até mesmo com a importação de soluções inovadoras, como por exemplo, a impressora 3D com gravação a laser e a desentupidor elétrica de alta vazão?

Acredito que tenha sido no ano de 2014, quando fomos visitar pela segunda vez uma feira na China. Na primeira visita trouxemos apenas produtos iguais aos que comercializávamos e não tivemos resultados expressivos. Na segunda viagem sabíamos que precisaríamos trazer algo diferente.

Como a Casa do Mecânico se diferencia das outras lojas do setor?

Nos preocupamos muito em criar conteúdos informativos. Pensamos em fazer diferente, criando vídeos de nossos produtos explicando como utilizá-los e isto tem trazido um bom retorno. Boa parte dos clientes já vem decidida a efetuar a compra. Isso faz com que sejamos também uma espécie de “mini” consultoria. Em vários casos efetuamos a entrega do produto com um treinamento incluso.


Atualmente o maior faturamento é registrado pelas vendas na loja física ou virtual?

A loja física ainda possui maior faturamento, mas sem apresentar crescimento expressivo nos últimos três anos. O e-commerce, em contrapartida, vem na contramão registrando crescimento médio de 100% ao ano nos últimos quatro anos.



Qual é o produto mais vendido através da loja virtual?

Atualmente temos diversos produtos que estão vendendo bem pela internet, entre os principais posso citar os compressores, elevadores automotivos, tornos mecânicos e máquinas de solda.

 

Diante da concorrência no comércio eletrônico, o que acreditas ser mais relevante para o sucesso das vendas online, principalmente no teu segmento de atuação?

A meu ver não existem alguns fatores mais relevantes para o sucesso, mas sim “um todo”. Certamente o preço, prazo, variedade contam muito, mas, além disso, existe toda uma estrutura que precisa estar redonda e funcionando. Conheço casos de empresas tradicionais que começaram a vender pela internet e receberam muitas fraudes ao ponto de inviabilizar o negócio eletrônico, pois não se precaveram com sistemas de segurança que são fundamentais na hora de aprovar uma venda que já foi realizada na plataforma.

 

 

 

 

 

 

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