Como lavar os cabelos de forma correta?

Cabelos bonitos e saudáveis requerem cuidados especiais inclusive na hora de lavar. Em artigo publicado no site Corpo & Estética, a terapeuta capilar Michele Noronha reuniu dicas importantes para uma lavagem correta dos cabelos, o que envolve diferentes cuidados com o couro cabeludo e os fios. Confira aqui o texto na íntegra.

Como lavar os cabelos de forma correta?

Por Michele Noronha*

como-lavar-os-cabelos-de-forma-correta

A forma como cuidamos do cabelo determina a sua beleza. Você já parou para pensar se está lavando o seu cabelo de forma correta? Acredite, essa é uma dúvida muito comum entre as mulheres e até mesmo entre os homens sim.   Diante da vida muito agitada que temos levado, do corre-corre para vencer um dia após o outro, os cuidados básicos diários com os cabelos acabam, para a maioria das pessoas, ficando em segundo plano, o que prejudica e muito a saúde dos fios. Então elaborei aqui algumas dicas importantes que vão ajudar na sua rotina e facilitar os cuidados com as madeixas.

Número 1: Temperatura da Água

Em primeiro lugar é preciso cuidar a temperatura da água. O ideal é que seja morna. A água quente prejudica a hidratação dos fios e também agride o couro cabeludo. A água morna ajuda a limpar melhor o cabelo sem agredir os fios e nem o couro cabeludo. O último enxágue pode ser feito com água fria para conferir brilho e deixar os cabelos mais soltos.

Número 2: Escolha do shampoo

Em segundo lugar é importante saber escolher o tipo certo de shampoo para cada tipo de necessidade do couro cabeludo e do fio. O couro cabeludo pode se apresentar oleoso, seco e o fio grosso, fino, crespo ou liso. Como existem produtos especiais para cada característica, é importante identificar as suas necessidades e escolher o produto adequado. Embora pareça repetitivo, é no couro cabeludo que está a vida do cabelo. Ele é responsável pela saúde do fio juntamente com os produtos que usamos.

Número 3: Como aplicar o shampoo

Em terceiro lugar vale destacar a forma correta de aplicação do shampoo, que deve ser diluído em água na hora de aplicar, dessa forma ele se espalha melhor e penetra em toda a extensão da cabeça. Esfregar os cabelos de forma suave com as pontas dos dedos de modo que permita você sentir que o couro cabeludo está ficando limpo. No comprimento dos fios não há necessidade de esfregar para não agredir, pois somente a espuma que cai já é suficiente para limpar o cabelo. O condicionador deve ser usado somente do meio para as pontas. Em cabelos finos pode ser usado condicionador em spray para não pesar os fios.

Número 4: O Enxágue

Saber enxaguar os cabelos é de extrema importância para não deixar resíduos de produtos, pois isso prejudica a saúde dos cabelos e causa fungos na cabeça. Então atenção, enxágue bem o cabelo, se você for lavar em um momento de pressa, menos tempo massageando com o shampoo e mais dedicação ao momento do enxágue.

Número 5: Como pentear sem agredir

Saber pentear os cabelos também faz toda diferença para manter os cabelos inteiriços. Os fios molhados ficam 30% mais elásticos e pentear com muita água no fio pode causar quebra. As dicas são:

– nunca pentear os cabelos embaixo do chuveiro;

– deixar a toalha na cabeça até enxugar boa quantidade da umidade;

– para quem tem fios finos e muito embaraçados, o mais correto é tirar o restante da umidade com o secador e quando estiver quase seco pentear bem devagar com uma escova de cerdas largas, com cuidado e suavidade.

– usar leave-in ou termoativo ajuda na hora de pentear e secar.

Para saber mais sobre o tema e outros relacionados à saúde, beleza e estética acesse http://corpoeestetica.com/

*******************

Lizi Ricco

Lizi Ricco é a jornalista responsável pela Revista Eléve, blogueira e  assessora de comunicação na Lzf Conteúdo e Design. Como jornalista escreve sobre todos os assuntos, traz entrevistas com profissionais e personalidades. Contato: lzricco@lzricco.com.br – www.facebook.com/lizi.ricco 

Você também poderá gostar...