7 dicas para quem deseja emagrecer de forma saudável

Por Lizi Ricco

Nutricionista Júlia Lorenzon dá sete dicas para quem deseja começar o processo de emagrecimento de forma saudável.

Na era da informação todo mundo tem uma receita ou dica para quem busca perder peso e conquistar a boa forma. No entanto o fato é que não existe mágica ou receita. Existe sim vontade e disciplina. Se você não possui nem um tipo de doença ou problema que exige intervenção ou acompanhamento médico para perder peso, o negócio é focar na reeducação alimentar e mudar de vida, até porque é preciso manter a boa forma. Não basta perder calorias e sim manter o corpo saudável e o peso que para você é o ideal e que você deseja.

boa-forma-com-saude

Foto: Banco de Imagens

É claro que isso para a maioria das pessoas não é fácil. Por isso falamos em disciplina e muita vontade. Para todos os lados que viramos temos nossos sentidos aguçados pelas tentações. Mas tudo é uma questão de hábitos, costumes. A vontade deve se sobressair aos vícios e desejos.  Exige esforço sim, mas pode acreditar, no início, até educarmos nosso organismo.  Se você quer um corpo bonito e saudável  comece de alguma forma. Começar é o primeiro passo.

Confira aqui 7 dicas elencadas pela nutricionista Júlia Lorenzon* publicadas no site Corpo & Estética, que você pode adotar para iniciar o seu processo de emagrecimento saudável.

 

  1. Busque se concentrar naqueles alimentos que são saudáveis

Em vez de focar nos alimentos que devem ser evitados, preocupe-se em enriquecer o seu dia a dia com hortaliças, frutas, oleaginosas (nozes e castanhas), ovos e peixes. Sabe aquele legume que você insiste em dizer que não gosta? Prepare-o de outra maneira e prove novamente. Acredite, seu paladar é altamente adaptável!

  1. Planeje suas compras na feira e no supermercado

Faça uma lista de compras e não vá ao supermercado com fome. Abasteça sua geladeira e dispensa com alimentos naturais e nutritivos. Procure não ter em casa: leite condensado, biscoito recheado, chocolates, fast-food congelados, refrigerantes e bebidas alcoólicas, dentre outros produtos que podem fazer você cair em tentação!

  1. Aprecie o momento da refeição e coma apenas o suficiente

 Coma com calma, mastigando muito bem os alimentos. Não se alimente assistindo televisão e não se deixe levar pelo tamanho da porção que lhe foi servida. Questione-se: “Eu preciso comer mais ou já estou satisfeito?”.

  1. Beba água

Tome um copo de água ao acordar e leve uma garrafinha sempre com você! Beba ao longo de todo o dia. Uma boa hidratação colabora para saciedade, nos deixa mais dispostos e garante um bom desempenho na prática de exercícios físicos;

  1. Tenha as hortaliças como a base de sua alimentação

Procure incluir verduras e legumes em todas as refeições. Estes alimentos contêm baixas calorias e são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que garantem mais vitalidade e saciedade e colaboram para um adequado funcionamento intestinal. Que tal tomar um suco verde ao acordar? Porque não beliscar cenourinhas e tomate cereja? Saia do convencional!

 

  1. Desembale menos

Diminua seu consumo de industrializados (balas, biscoitos, barras de cereais, salgadinhos, embutidos – peito de peru, presunto -, bebidas artificiais e afins). Estes produtos contêm grandes quantidades de amido, açúcares, gorduras e sódio, que em excesso colaboram para o aumento de peso e para o desenvolvimento de doenças como hipertensão e diabetes;

  1. Reduza seu consumo de açúcar

 Experimente tomar bebidas como café, chá e limonada sem adicionar açúcar e se houver dificuldade na aceitação, substitua o açúcar comum por adoçantes naturais ou um pouco de mel. Evite consumir sobremesas todos os dias (deixando-as para datas comemorativas) e troque seu chocolatinho pelas versões com no mínimo 70% cacau.

nutri-julia-lorenzon*Júlia Lorenzon – Nutricionista – CRN² 11095 – Mestre em Ciências da Saúde: Cardiologia (IC-FUC) – Especialista em Ciências da Saúde e do Esporte (PUCRS) – Nutricionista responsável pelo Grupo Elas + / Programa de Emagrecimento Saudável – Contato: (51) 4101.9109 Whats’App: (51) 9926.8631

**********************************************

COLUNISTA

Lizi RiccoLizi Ricco é a jornalista responsável pela Revista Eléve, blogueira e  assessora de comunicação na Lzf Conteúdo e Design. Como jornalista escreve sobre todos os assuntos, traz entrevistas com profissionais e personalidades. Contato: lzricco@lzricco.com.br – www.facebook.com/lizi.ricco 

 

Você também poderá gostar...