Quais são os riscos do Jejum Intermitente

Por Lizi Ricco

Nos dias de hoje, muito se fala sobre o jejum intermitente (JI) como mais uma forma de emagrecimento rápido. Mas será que é saudável? Será que qualquer pessoa pode aderir a este método? Quais são os benefícios?

Para esclarecer algumas dúvidas comuns sobre o tema, conversamos com a nutricionista Júlia Lorenzon*, que nesta breve entrevista explica o que é o JI, como funciona e quais são os benefícios.

 

Acompanhe a entrevista:

O que é jejum intermitente?

O jejum intermitente pode ser definido como uma estratégia nutricional onde intercalamos períodos de jejum com períodos de consumo alimentar. Os jejuns geralmente tem uma duração de 14h para mulheres e 16h para homens e alguns autores enquadram um consumo de 300 a 500 calorias por dia como uma forma de jejum.

Qualquer pessoa pode aderir a este método de emagrecimento?

Não. Indivíduos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (como diabetes tipo 2 e hipertensão, por exemplo), principalmente quando em tratamento medicamentoso, não devem iniciar com esta prática sem acompanhamento de uma nutricionista. Também não é recomendado para crianças, gestantes e idosos (exceto se houver indicação de uma nutricionista para tal).

Pode beber água durante o jejum?

Sim. No jejum queremos manter nossos níveis do hormônio insulina baixos e a água não ativa a liberação do mesmo, por isso é bem-vinda.

Quais são os riscos do Jejum intermitente?

Quando não orientado por um profissional, o jejum intermitente pode provocar hipoglicemia, pressão baixa, indisposição e carências nutricionais.

Quais são os benefícios? Emagrece mesmo?

O jejum intermitente, quando bem orientado, pode colaborar no tratamento de indivíduos que apresentam epilepsia, câncer, resistência à insulina e diabetes. Pode auxiliar no emagrecimento, mas precisa estar inserido em um hábito alimentar saudável, preferencialmente com baixo consumo de alimentos fonte de carboidratos (especialmente açúcares e farinhas).

Antes de aderir qualquer método de emagrecimento rápido é importante conversar com um profissional da saúde. Cada pessoa tem características físicas particulares, o que é bom para um, pode ser perigoso para outro. De nada vale conquistar um corpo bonito por pouco tempo. Invista sim em seus objetivos com consciência e segurança. Sim, o jejum intermitente pode ser ajudar a emagrecer, mas é preciso acompanhamento profissional, só assim o resultado pode ser pleno.

 

*Júlia Lorenzon – Nutricionista – CRN² 11095

Mestre em Ciências da Saúde: Cardiologia (IC-FUC)

Especialista em Ciências da Saúde e do Esporte (PUCRS)

Nutricionista responsável pelo Grupo Elas + / Programa de Emagrecimento Saudável

Contato: (51) 4101.9109 Whats’App: (51) 9926.8631

 

 

 

Matéria publicada originalmente no site Corpo & Estética

Você também poderá gostar...

2 Responses

  1. Vaughn disse:

    Oneself must inside the steerage of be a component of a contest for a specific of the most substantial-high-quality web internet sites on the environment broad net. I’m most likely within just assistance of advocate this net!

  2. Salley disse:

    Greetings! As a substitute instructive assist in this unique create-up! It’s the lower adjustments that will crank out the optimum critical modifications. Loads of thanks for sharing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.