Projeto cultural prevê a inclusão do Centro Popular de Compras de Porto Alegre na rota de exposições de arte

 O Curador francês Franck Marlot chega a Porto Alegre para iniciar projeto que vai colocar o Centro Popular de Compras da cidade na rota das exposições de arte. A iniciativa cultural amplia a perspectiva de inclusão social do empreendimento, que retirou das ruas e legalizou 800 ex-camelôs.

Pop Center Porto Alegre

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Ricardo Gomes, diretora institucional do POP CENTER Elaine Deboni, curador de arte Franck James Marlot, diretora da grife Luxo Brasil Marinez Pretto, coordenador municipal de Artes Cênicas Fernando Zugno. / Crédito: Divulgação/POP CENTER Porto Alegre

 

O renomado curador francês Franck James Marlot veio conhecer o Centro Popular de Compras, o POP Center em Porto Alegre para transformá-lo num lugar que também respira e apresenta arte aos frequentadores.

A ideia é facilitar o acesso de uma considerável parcela do povo às manifestações artístico-culturais, desmitificando um ambiente que não é próprio da arte, mas que por meio de uma exposição anual pode sim ser.

O pontapé inicial da ação arrojada aconteceu por iniciativa da diretora do POP CENTER, que conheceu Franck ano passado, na Cidade Luz em plena Foundation Louis Vuitton, ao concluir sua Especialização em Mercado de Luxo. À época, já antenada ao sinais de que há cada vez mais coisas em comum entre nichos tão diferentes (o exclusivista e/ou restrito e o popular tão difundido), Elaine convidou Franck para conhecer a realidade dos quase 800 ex-camelôs que se transformaram em empreendedores legalizados.

A visita ao local aconteceu na manhã do sábado 21 de janeiro. A data de inauguração da primeira exposição de arte no POP CENTER Porto Alegre ficou agendada para 18 de abril.

Entre os diferentes pontos acertados para a estruturação e acontecimento do projeto, o próximo passo é para breve. Nos dias 28 e 29/01, sábado e domingo da semana que vem, o artista baiano Mano Penalva, formado no Rio e que trabalha em São Paulo, vem a Porto Alegre para um primeiro contato na busca de impressões sobre a cidade e o POP CENTER.

Há alguns anos Franck Marlot atua em parceria com Mano e não teve dúvidas em indicar seu nome para ajudá-lo nesta iniciativa totalmente voluntária.

De acordo com o marchand francês, após cerca de cinco dias de preparação para ambos, com data a ser definida, haverá um workshop. A concepção será feita por eles e as atividades serão comandadas por Mano Penalva durante 15 dias. O público gaúcho vai ser convocado a participar também voluntariamente.

Para o curador, a impressão geral é positiva devido à estrutura bem-acabada e às pessoas do POP, que trabalham contentes − vendo a evolução na qual estão inseridas. Tanto é assim que, durante a incursão, Marlot disse ter conseguido imaginar algumas das coisas que vai poder fazer no novo ambiente de arte e cultura da Capital gaúcha. “A composição do espaço é muito interessante e funcional para fazer uma comunicação entre ele e o restante da cidade, através da linguagem artística que vai ser desenvolvida aqui. O trabalho do artista vai servir para unir as duas coisas como um todo”, revelou demonstrando a empolgação de quem não quer perder tempo.

A ideia de Franck Marlot é trabalhar com artistas brasileiros, que já atuam em projetos sociais por aqui, desenvolvendo uma exposição. A partir da iniciativa no POP CENTER Porto Alegre, juntando e misturando tudo, ele também pensa em levar as obras para exposições em museus e galerias no exterior. Também ampliando a perspectiva da ação, a diretora institucional do Centro Popular de Compras, Elaine Deboni, antecipou sua vontade de que haja um intercâmbio entre o projeto e as escolas, facilitando o acesso à cultura, de maneira especial, para crianças e adolescentes.

Fonte: Bernado Guedes

Você também poderá gostar...

3 Responses

  1. Chas disse:

    To some degree fulfilling generate-up. I extensively appreciate this world-wide-web internet site. Deliver upon the beneficial tough hard work!

  2. 95512 346649An really fascinating examine, I might not agree completely, but you do make some quite legitimate factors. 792528

  3. jogos friv disse:

    996406 776919Im glad I found your write-up. I would never have made sense of this subject on my own. Ive read some other articles on this subject, but I was confused until I read yours. 59505

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.